Mário Tossi

 

Clique em qualquer das fotos para abrir a galeria 

_______________________________________ 

Mario TossiMário Tossi

Mario Tossi, artista plástico brasileiro premiado na Europa, onde viveu por 17 anos, tem uma obra vasta e diversificada onde se destacam paisagens e motivos amazônicos. São situações, imagens e sentimentos experimentados durante 35 dias no interior da floresta amazônica, em viagem feita quando tinha 18 anos. “A selva me deu a dimensão exata do tamanho do ser humano, ou seja, insignificante diante da força da natureza”, conta Tossi, atualmente com 47 anos. Juntamente com o irmão, resolveu embrenhar-se na selva munido apenas de um mapa, bússola, pouco alimento e infinita curiosidade. As obras que compõem a exposição foram produzidas em 2010 com as reminiscências da viagem. 

Autodidata e poliglota – fala alemão, italiano, francês, inglês, espanhol e holandês - o artista fez das viagens pelo mundo e do contato com a natureza, o principal material para as criações. Nascido em Olinda, passou a primeira infância no Rio Grande do Sul e, por força do trabalho do pai, morou em Altamira (PA). Aos 21 anos, instalou-se em Canoa Quebrada (CE), criando os primeiros desenhos. Logo, zarpou para Alemanha, mas fincaria residência duradoura na Itália, em Firenze, onde morou por três anos e aprimorou a técnica da aquarela junto aos grandes mestres italianos. O próximo destino foi a cidade de Maastricht, na Holanda, onde viveu por nove anos. “Foi o período mais difícil como artista, o clima frio e a saudade da luz encontrada na Toscana tiraram minha vontade de criar”, afirma. Formou-se, então, como chef de cuisine e, de volta ao Brasil, montou atelier, loja e restaurante em Canoa Quebrada.

Radicado em São Paulo há dois anos, Tossi declara que a cidade já começa a instigá-lo, inspirando motivos e obras sobre a selva de pedra paulistana. 

 

Para mais informações ou aquisição de obras clicar aqui

 

 
Visitas
HojeHoje4
OntemOntem100
Esta semanaEsta semana589
Este mêsEste mês2266
Desde Março/2010Desde Março/2010119721